MEMORIA VIVA
JOVENS INFELIZES OU UM HOMEM QUE GRITA NÃO É UM URSO QUE DANÇA
YOUNG AND MISERABLE or A MAN SCREAMING IS NOT A DANCING BEAR
JOVENS INFELIZES OU UM HOMEM QUE GRITA NÃO É UM URSO QUE DANÇA
YOUNG AND MISERABLE or A MAN SCREAMING IS NOT A DANCING BEAR
( Longa ficcional, 127 min. 2016)
Direção, roteiro e montagem: Thiago B.Mendonça
Produção executiva: Renata Jardim
Assista ao trailer clicando aqui.
Sinopse: Pra começar de novo é preciso destruir.
Festivais e prêmios:
19ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Troféu Barroco de melhor longa-metragem da Mostra Aurora pelo Júri da Crítica
Sobre o filme:
Primeiro longa-metragem do cineasta Thiago B. Mendonça, “Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança” foi o grande vencedor da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, recebendo o prêmio do Juri da Crítica da Mostra Aurora. Produzido de forma independente e com um orçamento de apenas 40 mil reais, "Jovens Infelizes" é inspirado em um ensaio do diretor Pier Paolo Pasolini (1922-1955), no qual o autor faz uma crítica contundente aos horizontes fechados pelo fascismo de consumo, que assolava a geração italiana dos anos 70. Ao longo de seis sequências, narradas cronologicamente do fim para o começo, o filme desconstrói a trajetória artística e política de um grupo de jovens, que intensificam até o limite as relações entre arte e vida. Porém, com o passar do tempo, fica latente a impossibilidade de seu projeto de transformação frente a uma sociedade que, calcada no mercado e no consumo, apresenta-se cada vez mais repressiva e autoritária: um monstro disforme, demolidor de sonhos e utopias. Dentro de uma perspectiva em que o documental invade a narrativa, o filme busca inserir em seu universo ficcional a história do Brasil contemporâneo e seus conflitos. Rodado ao longo da Copa do Mundo de 2014, “Jovens Infelizes” acompanha de forma orgânica os protestos e a violenta repressão da polícia, trazendo reflexões críticas sobre os próprios limites da arte. Após rodar por diversos festivais nacionais e internacionais com seus premiados curtas-metragens, Thiago B. Mendonça dá sequência a um universo de pesquisa, em torno da marginalização de culturas e horizontes políticos autênticos. “Este é um filme espelho sobre minha geração e suas lutas. Sobre a forma como nos apropriamos da nossa cidade, das suas ruas e espaços. Como sentimos, amamos e lutamos num mundo de horizontes rebaixados”, afirma.
FICHA TÉCNICA
Direção, roteiro e montagem: Thiago B. Mendonça
Produção Executiva: Renata Jardim
Direção de Produção: Adriana Barbosa e Marco Escrivão
Direção de Fotografia: André Moncaio
Trilha Sonora: Kiko Dinucci
Direção de Arte: Bira Nogueira e Cris Pereira Rodrigues
Produção: Laura Calasans, Dráusio Mandia e Leandro Safatle
Assistente de Direção: Marco Escrivão e Amina Jorge
Câmera: Fernando Cirillo
Assistente de Câmera: Luis Augusto Moura e Ronaldo Dimmer
Iluminação Galpão do Folias: Lui Seixas
Eletricista: Sebastiao Otavio
Logger: Bruno Mello Castanho
Técnico de Som / Som Direto: Samuel Gambini
Assistente de Som: Valdilho Oliveira
Preparação de Elenco: Renan Rovida
Figurino e Maquiagem: Laura Calasans
Maquiagem de Efeitos Especiais: Joana Botelho
Coreografias: Amanda Santos
Elenco: Alex Rocha, Camila Urbano, Cel Oliveira, Clarissa Moser, Ieltxu Ortueta Martins, Rafaela Penteado, Renan Rovida
Elenco Secundário: Atílio Belini Vaz, Bira Nogueira, Carlos Francisco, Fernando Jardim, Givanildo Manoel, Helvio Tamoio, João Victor Coura, Kiko Dinucci, Leandro Safatle, Maria Isabel Mendonça, Nani de Oliveira, Selito SD, Stella Prata, Suzana Aragão, Val Pires, Vilma da Mota, Zé Antônio do Carmmo
Sobre o diretor:
Thiago B. Mendonça é diretor, roteirista e montador. Integra o Coletivo Zagaia e dirige o grupo de teatro Cia. do Terror. É roteirista de importantes diretores da nova geração como Adirley Queirós (Ceicine), Victor Furtado (Alumbramento), entre outros. Entre seus filmes estão “Minami em Close-up”, “A Guerra dos Gibis”, “Piove, il Film di Pio”, “O Canto da Lona” e “Entremundo”. “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança”, seu primeiro longa-metragem, estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes, onde ganhou o prêmio da crítica da Mostra Aurora.
Filmografia como diretor:
- “Jovens Infelizes, ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança” (ficção, 126min, DCP, 2016);
- “Procura-se Irenice” (documentário, 26min, DCP, 2016);
- “Entremundo” (documentário, 25min, DCP, 2015);
- “Esperando Gordão” (ficção, 9min, DCP, 2015);
- “Dia da Mentira” (documentário, 25 min, DCP, 2015);
- “O Canto da Lona” (documentário, 26 min, DCP, 2013);
- “A Guerra dos Gibis” (documentário, 19min, 35mm, 2012);
- “Piove, il Film di Pio” (documentário, 15min, 35mm, 2012);
- “Fora de Campo” (documentário, 52 min, HD, 2009), co-direção com Adirley Queirós;
- “Santa Efigênia e seus Pecados” (documentário, 26min, HD, 2009);
- “Minami em Close-up” (documentário, 18min, 35mm, 2008);